2 de abril de 2012

Paixão de Cristo de Nova Jerusalém

(http://blog.brasilturista.com.br)

Oi, meninas! Bom dia.
Com a chegada da Semana Santa, resolvi trazer pra vocês um pouco da história do maior teatro ao ar livre do Brasil. O espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, no formato atual, foi idealizado por Plinio Pacheco na pequena vila de Fazenda Nova, aonde chegou em 1956. Nessa época já existia a encenação da vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo no período da semana santa coordenado por Epaminondas Mendonça. Chegando ao distrito de Brejo da Madre de Deus, Plinio se apaixonou e casou com a filha de Epaminondas, Diva Mendonça, e deu inicio ao seu sonho: construir uma cidade teatro para ser palco do maior espetáculo da Terra.
O lugar, que fica a 180 Km do Recife, abriga uma cidade teatro onde a peça é encenada. A estrutura é grandiosa com nove palcos cercados por 3.500 m de majestosas muralhas de pedra e 70 torres.

Já fui algumas vezes assistir ao espetáculo, mas, faz tanto tempo que estou precisando ir de novo.
Na época em que estive por lá, todos os atores eram pernambucanos. Hoje alguns atores globais veem nos prestigiar abrilhantando mais ainda a encenação da paixão.
Há 44 anos, o espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém emociona espectadores. A peça, que este ano iniciou em 30 de março e vai até 7 de abril, é considerada uma das maiores atrações turísticas brasileiras e tem o mérito de ter atraído mais de 3 milhões de pessoas ao longo de sua existência. Em média, são oito mil espectadores por cada noite de apresentação.

Em 2012 teremos algumas novidades. Uma delas é que depois de 10 anos, um pernambucano volta a viver o papel de Jesus, antes ocupado por José Pimentel. Um novo sistema de iluminação cênica deve fazer da Paixão um dos mais bem iluminados espetáculos do mundo. Efeitos especiais inovadores com o intuito de tornar as cenas mais realistas serão introduzidos na peça, assim como um novo figurino, com 800 peças (entre roupas e adereços) renovadas.

A peça conta com cerca de 60 atores, 500 figurantes e outros 400 profissionais de montagem, suporte técnico e bastidores. José Barbosa irá contracenar com os atores globais Caco Ciocler, que fará Judas, Mouhamed Harfouch, o Herodes, Larissa Maciel, no papel de Maria e Ellen Roche como Herodíades. Maria Madalena e Pilatos serão representados pelos também pernambucanos Wilma Gomes e Ricardo Neves. Além deles, outros 550 atores e figurantes estarão no espetáculo.
Para quem quer viver a emoção de ser um figurante e se vestir a caráter para participar da encenação, é possível. Na pousada onde fica hospedado todo o elenco é oferecido um pacote de Turismo Interativo em que no primeiro dia os hóspedes assistem ao espetáculo e, na manhã seguinte, as pessoas interessadas em participar como figurantes, deverão ensaiar as cenas junto com os monitores, bem como efetuar a prova das roupas que utilizarão durante o espetáculo. À noite, devidamente caracterizados, farão sua estreia como figurantes especiais.
Não conheço o lugar, mas, divulgam pela internet que o ambiente conta com espaços que revivem o tempo e o clima da cidade de Jerusálem.

Vejam algumas das encenações que acontecem todos os dias.
Boa Páscoa para todos.

A última ceia. (http://embarquenordeste.com.br)

Palácio de Herodes, um dos palcos do espetáculo (http://solazerturismo.blogspot.com.br)

José Barbosa  em cena da "coroação" de Jesus Cristo. (http://blogs.ne10.uol.com.br)

Mouhamed Harfouch, como Herodes, Helen Roche, Herodíades e José Barbosa como Jesus Cristo. (http://www.cidadeverde.com)

Larissa Maciel, como Maria. (http://jornale.com.br)

Chegada de Jesus à Jerusalém. (http://blog.brasilturista.com.br)


Wilma Gomes como Maria Madalena.

Ricardo Neves como Pilatos.

Via sacra (http://ne10.uol.com.br)

Cena da crucificação de Cristo. (http://www.folhape.com.br)

(http://ne10.uol.com.br)

Um dos momnetos mais emocionantes na peça, a ressureição de Jesus Cristo. (http://blog.brasilturista.com.br)

Uma excelente Semana Santa (http://www.leiaja.com)




5 comentários:

  1. Silvana, o post ficou muuuiiito bom!!
    O pessoal de lá devia ver isto...rsrs
    O lugar parece mais grandioso, ainda, sem o espetáculo, que já ví várias vezes,foi um final de semana maravilhoso.
    Feliz Páscoa pra você também...bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc sabe q a produção é muito boa, né?
      o espetáculo está cada vez mais bem feito.
      me deu a maior vontade de ir de novo...
      bjão, amiga.

      Excluir
  2. Silvana querida! Que bom que você voltou! Não se preocupe ou se desculpe! Também não consigo visitar a todos como gostaria! Mas vou tentando e.... Vamos que vamos!!! Parabéns! Linda tua postagem! Adorei o selinho! Lindo! Irei incluí-lo em uma de próximas postagens! Tem um "Selo de Amizade" neste link

    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/2012/03/outono-ah-o-outono.html

    Ficarei muito feliz se você aceitá-lo!
    Ótima 3ªF! Abraço carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Sil! Parabéns pela postagem e pelo trabalho de pesquisa! Lindo! Vem dar uma espiadinha! Postei o selinho lindo que vc me deu! Abraço carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita!
Volte sempre para acompanhar meus trabalhos.
Sua opinião é muito bem vinda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...