21 de julho de 2012

"O Rapto de Psiquê" de William-Adolphe Bouguereau por Silvana Borges

Oi, pessoal! Mais uma releitura concluída, mais um prêmio a ser entregue.
No post do sorteio do dia dos namorados me referi a essa obra como sendo "Eros e Psiquê", pois foi assim que consegui encontrar na web, mas, de tanto procurar seu autor, acabei descobrindo seu verdadeiro nome: "O Rapto de Psiquê".
Vejam como ficou:


 Fiz um vídeo com um áudio-poema do Fernando Pessoa recitado pela Maria Bethânia que ficou show. Apreciem. Ficou super legal!
Estou aguardando a Iracene entrar em contato para me informar o endereço de envio.



 
Bem, para o post ficar completo falta falar um pouquinho sobre o autor da obra original, William Bouguereau.
William, nasceu na França em 1825 e faleceu na mesma cidade em que nasceu, La Rochelle, em 1905.

Pintor acadêmico, começou seus estudos em 1838 com Louis Sage, aluno do renomado pintor romântico, Ingres. Ganhou fama como um talentoso pintor de retratos antes de ir para Paris, em 1846, onde matriculou-se na "École des Beaux Arts", conhecida por sua abordagem tradicional acadêmica da pintura.
Em 1850 Bouguereau recebeu o cobiçado "Prêmio de Roma" e passou quatro anos na Villa Medici estudando os clássicos e obras-primas do Renascimento, que  viriam a influenciar sobremaneira o seu estilo, após esse período. Altamente considerado por seus contemporâneos e no auge da carreira, lecionou na "Academia Julian" e "École des Beaux Arts" de Paris.

Acumulou fortuna e adquiriu fama internacional em vida, recebendo inúmeros prêmios e condecorações, mas, no final de sua carreira começou a ser desacreditado pelos pré-modernistas. Logo após sua morte, sua obra foi rapidamente esquecida, chegando a ser considerada vazia e artificial, e um modelo de tudo o que a arte não deveria ser, mas, na década de 1970 começou a ser novamente apreciada e hoje William Adolphne Bouguereau é considerado um dos grandes pintores do século XIX. No entanto, ainda existe bastante resistência ao seu trabalho, permanecendo a polêmica em seu redor (fonte: pt.wikipedia.org e .
Não consigo entender, o porque de tantas críticas ao trabalho desse excelente pintor. Analisem as obras abaixo e me digam se há o que se contestar!


A Sagrada Família

A Madona dos Lírios

As Castanheiras

Homero e Seu Guia

Margaridas

O Retrato de Gabriele Cot

Psiquê

William Adolphne Bouguereau, auto-retrato em 1886

Foto de William Bouguereau (1880)

5 comentários:

  1. Ficou lindo Sil, pena q não é meu rssrssrs ! As obras d Willian são lindas amiga, não consigo entender os critícos de artes, juro q não rs bjs bjs amanhã tem lançamento de sorteio novo lá no blog, passa lá bjs bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá, querida
    Fotos belas e a das margaridas um encanto maior...
    Seja abençoada e feliz!!!
    Bjs de paz

    ResponderExcluir
  3. Oi, passei aqui para conhecer o seu blog e adorei tudo!! Já estou seguindo para ficar por dentro de todas as novidades.. Também te convido para conhecer o meu cantinho e se gostar me siga! Vou adorar te ver por lá:

    www.todacharmosa.com

    Se tiver um tempinho curta a fanpage do blog, tem varias dicas e inspirações!

    www.facebook.com/blogtodacharmosa

    Beijão ♥

    ResponderExcluir
  4. Eu gostaria de aber mais sobre a obra: "AS CASTANHEIRAS"

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita!
Volte sempre para acompanhar meus trabalhos.
Sua opinião é muito bem vinda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...